05/11/2013

Comissão Nacional de Incentivo à Cultura discute Vale Cultura e Lei Rouanet com artistas e empresários da capital

A partir desta quarta-feira (06) até sexta-feira (08), a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC estará reunida em Campo Grande. Atuando em formato itinerante, a CNIC é um órgão colegiado que analisa os pareceres e subsidia o Ministério da Cultura na aprovação ou indeferimento dos projetos de Incentivo Fiscal apresentados à Lei Rouanet. As reuniões ordinárias em diversas localidades do país têm o objetivo de conferir o caráter nacional da Comissão e de aproximá-la dos agentes culturais locais. Os encontros na capital acontecem com artistas, empresários e profissionais de contabilidade no auditório da Casa da Ferrovia. A iniciativa é uma parceria entre Ministério da Cultura, Prefeitura de Campo Grande, Fundac e Fórum de Cultura de Campo Grande.

No dia 6 de novembro, na abertura do encontro, às 16h30min, com a presença do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes. De acordo com a programação, no primeiro dia do evento (06), a Comissão estará reunida com artistas e produtores culturais, no período das 17h30min às 19h30min acontece encontro setorial simultâneo com a participação dos Comissários da CNIC e representantes do MinC que discutirão as temáticas: Artes Cênicas, Artes Visuais e Artes Integradas; Humanidades e Patrimônio Cultural; Música e Audiovisual. 

No dia 7 de novembro, das 9h30min às 12 horas acontece reunião com empresários e contadores da região Centro-Oeste, com o secretário profissionais da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério. No encontro estarão em pauta o balanço dos 20 anos de Lei Rouanet, a possibilidade de investimento com recursos incentivados, parcerias com o MinC, apresentação do Vale Cultura, ações da representação regional do MinC, na região Centro- Oeste 

Na sexta-feira (08.11) das 9 horas às 18 horas, acontece a Oficina de Treinamento da Nova Versão do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC). A atividade abordará as funcionalidades referentes às modalidades do Escritório Virtual dos Proponentes e serão ministradas pela equipe Gestora do Sistema Salic, para os proponentes do setor cultural (Pessoa Física ou Jurídica). O treinamento propõe-se a apresentar as principais mudanças e orientar os proponentes que desejam concorrer aos editais do MinC e apresentar propostas culturais ao PRONAC.

Local: Auditório da Casa da Ferrovia, Avenida Calógeras, esquina com Avenida Mato Grosso.