07/07/2014

Nota de repudio ao Top Midia News e esclarecimento ao campo-grandense

O Fórum de Cultura de Campo Grande e os conselheiros municipais de políticas culturais, vem a público repudiar e esclarecer denuncias falsas e caluniosas publicadas pelo jornal eletrônico Top Midia News em 9 de junho com o título “Apontada por irregularidades, comissionada de Bernal é indicada para selecionar projetos pela Fundac” e assinada por “Redação”.

Contrariando as boas praticas jornalísticas, nenhum jornalista do Top Midia News entrou em contato com a diretoria do Fórum ou Conselho de Cultura para confirmar informações. A fala atribuída ao presidente do Fórum Vitor Samudio foi retirada de release publicado pela prefeitura de Campo Grande. A matéria também não apresenta nenhum documento ou prova que confirme as supostas acusações.

Ao contrario do que diz a matéria, o presidente do fórum de Campo Grande, Vitor Samudio, nunca indicou a conselheira de cultura Paula Gamper para ser parecerista dos projetos do Fundo Municipal de Cultura. Inclusive, a conselheira em questão está desligada do quadro do conselho há algum tempo. A escolha da comissão gestora é escolhida pelo próprio Conselho Municipal de Políticas Culturais que é paritário, metade sociedade civil e metade poder publico. O presidente do Fórum Municipal de Cultura não tem participação no conselho.

É importante esclarecer que o Fórum de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais tem funções e práticas independentes. Apesar da informação colocada de forma irresponsável e sem checagem pelo site, os pareceristas para julgarem os projetos de 2014 ainda não foram escolhidos. A escolha dos pareceristas é responsabilidade da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura. A seleção de pareceristas está sendo realizada via edital público, divulgado em diário oficial, vedando qualquer possibilidade de indicação externa.

O Fórum de Cultura afirma através desta nota o seu compromisso com a transparência, e práticas que tem como exclusividade a política cultural de Campo Grande. Informamos também que estão sendo tomadas medidas judiciais contra o site que de forma antiética publicou a matéria sem ao menos compreender o processo e sem que ao menos tenha a matéria assinada. Nos colocamos, como sempre, a disposição para esclarecimentos e diálogo com a sociedade campo-grandense.

Diretoria executiva do Fórum de Cultura Campo Grande
Conselheiros Municipais de Políticas Culturais – indicados pela sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário